quarta-feira, 29 de abril de 2009

Beatport Music Awards 2009: veja o resultado final e quem são os vencedores


Saiu o resultado. Em seu segundo ano de realização, o Beatport Music Awards revelou quem são os melhores artistas da música eletrônica em 2008.

Apesar de muitos questionamentos sobre o valor e importância da premiação, uma vez que a base para indicar os artistas são as vendas de tracks dos artistas pelo próprio Beatport, é importante levar em consideração que trata-se de uma das plataformas mais usadas para compra e venda de música eletrõnica pela web.

Talvez o grande problema seja que nem todos os artistas usam o Beatport como "vitrine" para venda de suas tracks, tirando-os assim da competição.

Sorte daqueles que competiram e ganharam. Revelada na semana passada, a lista de ganhadores não surpreendeu nas categorias mais aguardadas. Na categoria psytrance (que também poderia chamar progpsy, dada a ausência de artistas de full on), o israelense Ace Ventura faturou o bicampeonato, deixando Liquid Soul e Perfect Stranger com prata e bronze respectivamente.

Um dos principais artistas de 2008, o produtor canadense Deadmau5 faturou os títulos de melhor produtor de electro-house e de progressive house, assim como na edição passada. O ratinho também ganhou a categoria de figura mais importante da cena eletrônica em 2008. Difícil vai ser ele repetir esse feito no próximo ano. A categoria de tech-house ficou nas mãos de Booka Shade e a techno foi para Dubfire, produtor que também compõe o aclamado duo Deep Dish.

Como já esperado, a categoria denominada Eletrônica ficou nas mãos dos veteranos do grupo Underworld; o troféu de house foi para o sueco Axwell. E o trance? Ah, o trance. Ficou com um holandês, pra surpresa de todos (sic). Seguindo o ranking da DJmag, Armin van Buuren levou mais uma; Tiesto ficou em segundo e Above & Beyond em terceiro.

Um importante destaque: na categoria melhor música de psytrance, a track "Transparent" do projeto brasileiro Burn in Noise de Gustavo Manfroni, ficou atrás apenas de "Prophecy" do suiço Liquid Soul, o campeão da categoria. Acompanhe abaixo a relação da categorias que envolvem os artistas ganhadores de cada gênero. Para as demais categorias clique aqui.


Beatport Music Awards 2009 - Resultado final

Breaks
1. Stanton Warriors
2. Plump DJs
3. Krafty Kuts

Chillout
1. Jazzanova
2. Thievery Corporation
3. Nightmares On Wax

Deep House
1. Dennis Ferrer
2. Jimpster
3. Milton Jackson

Dubstep
1. Benga
2. Burial
3. Nero

Drum & Bass
1. Noisia
2. Chase & Status
3. Logistics

Electro House
1. Deadmau5
2. Pryda
3. Sebastien Leger

Electronica
1. Underworld
2. Modeselektor
3. Ellen Allien

Hardcore/Hard Techno
1. Sven Wittekind
2. Art of Fighters
3. Boris S.

Hard Dance
1. Scooter
2. Lisa Lashes
3. Headhunterz

House
1. Axwell
2. Laidback Luke
3. Kaskade

Indie Dance/Nu Disco
1. Boys Noize
2. Justice
3. Mr. Oizo

Minimal
1. Alex Young
2. Marc Houle
3. Ahmet Sendil

Psytrance
1. Ace Ventura
2. Liquid Soul
3. Perfect Stranger

Progressive House
1. Deadmau5
2. Eric Prydz
3. EDX

Tech House
1. Booka Shade
2. Mark Knight
3. Funkagenda

Techno
1. Dubfire
2. Popof
3. Radio Slave

Trance
1. Armin van Buuren
2. Tiësto
3. Above & Beyond