sábado, 13 de março de 2010

Energéticos podem aumentar o risco de acidentes, diz estudo

Um estudo feito com camundongos na Universidade Temple, na Filadélfia, Estados Unidos, mostra que, ao contrário do que muita gente pensa, bebidas à base de cafeína, como os energéticos, não anulam os efeitos do álcool, muito pelo contrário: Podem até aumentar os riscos de acidentes.

O artigo foi publicado na revista Behavioral Neuroscience, e constata que, durante a pesquisa (realizada através da ingestão de álcool puro e café, em diferentes doses, pelos animais), aqueles que tomaram mais bebidas cafeinadas, ficaram mais espertos e ativos, no entanto, menos capazes de evitar ameaças.

Foi constatado também que a cafeína anula o efeito de diminuição da ansiedade provocado pelo álcool, mas não impede que o aprendizado seja afetado. Os cientistas chegaram à conslusão de que, álcool com cafeína (ou vodka e energético, se preferirem), diminui o sentimento de estar "chapado" pela pessoa que ingere, o que não necessariamente seria uma verdade.

E é aí que está o perigo: A pessoa não se sente em risco algum, e acaba participando de situações mais perigosas. Em outras palavras: Ela gera auto-confiança excessiva.

Nenhum comentário: