domingo, 4 de janeiro de 2009

Software ajuda a arte da mixagem

Você já se perguntou por que TOP DJs como David Guetta, Pete Tong ou Hernan Cattaneo conseguem sempre uma mixagem harmônica e precisa?! Alguns desses TOP DJs têm conhecimento musical e um ouvido absoluto. Porém, a grande maioria dos DJs não tem esse conhecimento e faz suas mixagens baseadas na intuição e vibração da pista. Um software promete (e cumpre) resolver todos os seus problemas em mixagens. Calma! Ele não acaba com a arte da mixagem, apenas dá mais algumas ferramentas para que o DJ entenda o que está fazendo e se as músicas mixadas de fato se complementam.
O software analisa a música e verifica: bpm, integridade e harmonia (dando um código a ela). Após essa análise, fica armazenado em um banco de dados onde você pode separar as músicas por bpm ou harmonia. Para ajudar os DJs na mixagem harmônica, Mark Davis criou uma roda Camelot, uma representação visual das harmonias musicais compatíveis. A cada música fica atribuída uma chave que, como o relógio, vai de um a doze. Na teoria se você mixar duas músicas com códigos iguais (e a técnica do DJ ajudar) o público nem vai perceber que mudou a música, pois sua mixagem foi perfeita em bpm e harmonia.

Mark Davis também recomenda que as mixagens sejam feitas em sentidos únicos. Sendo assim, ao início do set, você escolhe horário ou anti-horário. Digamos que o set comece no 1A, o ideal é permanecer nessa lina ou então ir subindo para 2A, 3A, 4A... Ou no sentido contrario... 12A, 11A, 13A. Se você quiser ser mais ousado nas mixagens, pode ir do "menor" ao "maior" na mesma casa, ou seja: 6A para o 6B e assim continuar o set em um tom maior.
Para quem não teve o privilégio de estudar música a fundo para conhecer harmonia ou quer ser mais caprichoso nas suas mixagens, esse programa pode ser uma solução incrível. E o melhor: quem ganha na verdade é o público, com sets cada vez mais bem elaborados e construídos. Mais informações no site do fabricante: www.mixedinkey.com

Nenhum comentário: