quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Revelados detalhes do novo cd de Madonna...

Madonna tem se esforçado para manter em segredo os detalhes do novo álbum que sucederá Confessions on a Dance Floor, de 2005, ainda sem título e com previsão de lançamento para 29 de abril. Mas a Rolling Stone conseguiu com o produtor Nate "Danja"Hills uma prévia de cinco faixas e algumas informações de bastidores.

Os fãs que estavam preocupados com a possibilidade de Madonna estar perdendo a inspiração na medida em que se aproxima dos cinqüenta anos, podem ficar tranqüilos. O novo álbum dá alguns passos ao largo do super-lustroso-futurista-disco de Confessions, e segue em direção a um clima mais urban, funk, com produção de Timbaland e Pharrell, assim como parcerias com Justin Timberlake.

Danja conta que trabalhou no álbum em Londres e que Madonna avisou que "só queria uptempo, dance, club [sons] e tudo o mais para ter uma linha Hip Hop". Ele acrescenta que Madonna estava relaxada e ficava freqüentemente no estúdio durante horas juntamente com ele, Timbaland e Timberlake: "Ela chegava e sentava-se em sua cadeira no canto e vibrava conosco".

O primeiro single do disco é "4 Minutes to Save the World", a faixa que Timbaland mostrou parcialmente durante o concerto Philadelphia Christmas, em dezembro. "4 Minutes" (que deve chegar às Rádios em 25 de Março) tem um ligeiro toque estético de marcha, e explode em um tipo de frase, uma batida forte entra e Madonna canta "road to heaven is paved with good intentions" ("o caminho para o paraíso é pavimentado com boas intenções"). Timberlake e Madonna trocam versos e ele participa do refrão ao seu melhor estilo Michael Jackson, sussurrando rapidamente, "We’ve only got four minutes to save the world" ("Temos apenas quatro minutos para salvar o mundo"). A faixa termina após uma breve pausa onde tudo pára com exceção da batida Bhangra, assinatura de Tim, algumas batidas de prato e o tick-tock de Madonna.

É uma faixa explosiva, apressada e cheia de energia que está ganhando, aparentemente, um vídeo igualmente audacioso. Como dito antes, o vídeo (que ainda está em fase de produção) é dirigido pela dupla francesa do momento, Jonas & François (“D.A.N.C.E.”, de Justice). Timbaland faz uma participação e Madonna e Timberlake interpretam super-heróis driblando obstáculos físicos. A coreografia do vídeo está a cargo de Jamie King, que trabalhou com Madonna nas turnês Confessions, Re-Invention e Drowned Word, assim como em seu vídeo "Sorry", de Confessions.

"Candy Store", produzida por Pharrell, abre com uma grande batida e o convite de Madonna "Come on in to my store, I got candy galore" ("Venha a minha loja, tenho doces em abundância"). A música é bem limpa em termos de versos, mas tem um brilho de soul no refrão quando a harmonia junta-se ao canto de Madonna, "I’ll be you one stop (one stop) candy shop" (“Serei sua parada obrigatória (obrigatória) loja de doces”). A faixa é pontuada com paradas suaves recheadas com sintetizadores hipnóticos e Pharrell pula no microfone para uma rima rápida.

A mais poética das cinco músicas é "Miles Away", uma canção melancolia sobre relacionamentos a longa distância com uma melodia que remete a "FutureSex/LoveSounds", de Timberlake. Um álbum que, segundo Danja, Madonna admira. "A gente chegava com uma faixa e ele e Madonna vinham e colocavam letra e melodia, juntos", explica Danja. A música abre com um rápido violão acústico desafinado, e então começa uma batida meio gaga e a faixa lentamente cresce até ser preenchida com sintetizadores. "You always seem to have the biggest heart when we’re 6.000 milhes apart" ("Você sempre parece ter um coração maior quando estamos distantes 6.000 milhas"), Madonna canta esplendidamente em um lamurio, "I guess we’re at our best when we’re miles away" ("Acho que estamos em nosso melhor momento quando estamos milhas distantes"). A música tem um clima mais leve se comparada às batidas pesadas de outras faixas, que refletem letras mais emocionais.

A faixa que mais soa urban, uma tensa continuação de Confessions, é a excelente "Give It to Me", que pula com uma sólida melodia de sintetizador que Danja usou em "Blackout", de Britney Spears. É uma faixa agressiva, clubby com uma batida house que cresce com a mixagem, e Madonna canta "When the lights go down and there’s no one left I can go on and on" ("Quando as luzes se apagam e todos vão embora, eu posso seguir e seguir"). Ela termina depois de uma rápida pausa onde ela canta "Get stupid" sobre um som de xilofone enquanto a batida cresce apaixonadamente e ela proclama "Give it to me / No one’s gonna stop me now" ("Me dê isso / Ninguém vai me impedir agora").

O tema de pista de dança retorna em "Heartbeat", que traz uma batida Hip Hop com um leve toque de sintetizadores no clima anos oitenta. Madonna abre o peito e canta, "Can’t you see when I dance I feel free / Which makes me feel like the only one the light shines on" ("Você não percebe que quando eu danço me sinto livre / O que me faz sentir ser a única pessoa iluminada"). A música traz um ligeiro Rap que lembra "Promiscuous" de Nelly Furtado ("See my booty get down" – "Veja meu tesouro indo”, Madonna fala-cantando), mas retorna ao seu caminho clubby no final.

Nenhum comentário: